O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, janeiro 30, 2007

O Mais Alto Tênis Já Praticado



Ou não:

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Roald Amundsen - sobre o conceito de sucesso

"At three in the afternoon a simultaneous 'Halt!' rang out from the drivers.

They had carefully examined their sledge-meters, and they all showed the full distance: our Pole by reckoning. The goal was reached, the journey ended.

I cannot say -- though I know it would sound much more effective -- that the object of my life was attained. That would be romancing rather too bare-facedly. I had better be honest and admit straight out that I have never known any man to be placed in such a diametrically opposite position to the goal of his desires as I was at that moment. The regions around the North Pole -- well, yes, the North Pole itself -- had attracted me from childhood, and here I was at the South Pole. Can anything more topsy-turvy be imagined?"

domingo, janeiro 28, 2007

Planeta Terra, cidade Melbourne

As irmãs Williams estão de volta. Afastadas das quadras nos últimos anos devido à perda do patrocínio da Deca-durabolim, o ano de 2007 promete: como novo patrocíno da wistroll, as irmãs conseguiram um novo gás na carreira. O tênis feminino está na berlinda, cada dia tem menos mulheres participando. Deviam separar em duas novas categorias: a feminina (incluindo russas, suíças e gostosas afins) e a meudeusoqueéisso (inclundo as anabolizadas e turma do lambe lambe). O que aconteceu na Austrália foi um massacre da bela Sharapova, parciais de 6/1 e 6/2.

Pelo menos o masculino salva: nada melhor do que ver um grosso como o Roddick tomar uma lição de tênis do Federer. Final interessante hoje: Federer x Gonzalez.


Serena comemora mais um ponto no Grand Slam na terra do Canguru

sábado, janeiro 27, 2007

Ronaldo 1.99

Ao escolherem a camisa 99 para Ronaldo, ficou claro que a contratação (inserir trocadilho) não passa de comic relief. Se der certo, ok, mas no fundo é só pra chamar a atenção, numa temporada destinada ao zero kelvin, e ainda aproveitar pra irritar o outro time do bairro -- nem tanto pelo futebol do futuro centroavante do Atlético Mineiro, mas pelas gandaias que há de aprontar com Adriano.

Aliás, quem deve estar muito feliz também é Kaká, seu ex-companheiro de seleção... Sei não: desse jeito o Milan vai pro azeite. E haja vinho com macarronada pra acompanhar.

Assessoria de Imprensa


Calma, a Copa de 2014 será realizada dentro da nossa realidade: sem cabrocha, sem desvio de verba, e apenas com recursos da iniciativa privada

sexta-feira, janeiro 26, 2007

O Melhor do Ano

Guga finalmente venceu uma partida. Foi de duplas, e por WO, mas venceu. Num gesto lamentável, porém, no jogo seguinte os adversários tiveram a vileza e covardia de aparecerem: aí ele perdeu.

E seguindo os passos de nosso grande campeão, o estadunidense naturalizado norte-americano Andy Roddick resolveu pagar chacota em águas internacionais... rolou até pneu nas semifinais do Australian Open. Mas pelo menos a entrevista foi boa, talvez a melhor do ano. Em vez de tergiversar feito brasileiro à beira do gramado, chutou logo o balde:

- Como você se sente depois de uma partida como esta?
- Você sabe, foi frustrante, foi deplorável, uma boa bosta. Foi um troço terrível! Eu fui totalmente humilhado essa noite! Afora isso, até que foi legal (...)
- Você vai conseguir dormir depois de um jogo como esse?
- Depende do quanto eu vou beber.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Paulicéia Desvairada

Decisão das clássicas na copulinha. Mas tó algumas imagens históricas da capital, bem longe da Alameda Itu, mó de comemorar o aniversário:

São Paulo, ontem


São Paulo, hoje


São Paulo, sempre

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Golpe Baixo

De quando havia tênis feminino...

terça-feira, janeiro 23, 2007

"COB proíbe que atletas tenham blogs ou sites pessoais no Pan"

Não sabia que federação furreca tinha poder pra cercear a liberdade de expressão em meu país. Vivendo e aprendendo... imagino que o doutor Eurico estivesse com a razão ao longo de todos estes anos.

E a manchete dO Globo de hoje: "Aqui não se cresce sacrificando a democracia". Pois está muito certo. A gente apenas sacrifica a democracia, diariamente, mesmo nas pequenas cousas. Crescer que é bom, nada.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Sir Milton Neves

Guia dos Campeonatos Estaduais 2007

Paulistão - round robin infinito; depois os 4 grandes passam pras semifinais

Mineiro - no fim, o cruzeiro sempre vence (nem que seja via ipatinga)

Gaúcho - campeonato em que. tradicionalmente, a fórmula de disputa piora a cada 15 minutos. este ano a queimação de rosca e de banheiros foi liberada pelo corpo de bombeiros

Baiano - apesar do número ímpar de turnos, reza a lenda que vai terminar empatado

Paranaense - este campeonato foi transferido para o interior de São Paulo

Carioca - tudo gente boa, tudo samba no pé

Grandes Legendas do Esporte

Aron Nimzowitsch. Dinamarquês de origem letã, logrou a fama com sua obra "Mi Sistema", redigida em alemão.

domingo, janeiro 21, 2007

Por que os Estaduais não podem acabar?

As atrações de domingo do Faustão

Formatando Equipes Vencedoras

A melhor coisa que o Brasil deveria fazer em relação à Copa de 94 era esquecer. Em vez disso, estamos reeditando a pataquada... Mas minto: reeditamos porque já esquecemos.

Desde a fundação da república se repete que o futebol está cada vez mais físico, cada vez mais rápido. Talvez fosse verdade, não sei, mas não após 94. Corríamos muito, corríamos sem parar. Correr era uma espécie de sacramento. Mas futebol que era bom, nada.

Grande seleção! Se querem reeditá-la tudo bem, não reclamo. Só insisto que me arranjem também um outro Romário. TEM? Então prefiro acreditar no futebol ao fundismo. E não me venham com chorumelas!

sábado, janeiro 20, 2007

A Persistência da Memória

Embora o Real de Fuskás e di Stépes sempre queira furar a fila, o Santos de Pelé foi o maior time de todos os tempos. É o que a memória afirma, e só uma pessoa com DNA de jumento pra contradizê-la -- talvez citando, por exemplo, que o Santos enfrentou o Real certa feita e levou sacode (5 a 3).

E se poderia dizer mais: que descontando os joguinhos contra Bambalas e Arimatéias, o escore estava longe de extraordinário para o Peixe da Vila. De 7 jogos, por exemplo, só ganhava 4, pouco mais que a metade. O resto empatava ou perdia, em porções salomônicas.

O placar médio? Um bacana 2,0 vs 1,2. Com 0,71 gols do Rei por partida. Bão, mas nada do outro mundo, pra ninguém. Salvo o Corinthians...

sexta-feira, janeiro 19, 2007

A burocracia matou de véio

Que eu saiba, o contrato de trabalho é soberano. Mais: é cousa das duas partes. Quem é a FIFA pra dizer se A ou B podem ou não ter um contrato, ou para estipular janelas? pra impedir de ir à justiça? Dá-se bola demais pra FIFA.

Exemplo: a última Copa. Fizeram o diabo. E quando Beckenbauer chiou, que disse o dirigente? "A Copa não é da Alemanha, a Copa é da Fifa - na Alemanha." Mas que eu saiba, a Copa não é da Fifa, é de futebol. Ou era o que supúnhamos, até a bola rolar, e ver-se o que não se viu.

Na prática, todos sabem, a Princesa Criança só mantém o poder eternamente porque não o usa sob nenhuma circunstância. E quanto mais se abusa, tanto mais rápido o declínio. É a tal da dialética, essa coisa tão complexa.

Para explicar o caso Romário, porém, nenhum dos parágrafos acima é necessário. Basta dizer que a decisão é idiota, coisa de gente chata - pra dizer o mínimo. Não se faz isso com um ser humano. Mas tudo bem: a solução é viajar para Miami e forrar os bolsos com o dinheiro que estão injetando no esporte por lá -- vide Beckham. Vovô-Garoto esperto, 41 anos de praia.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

As preferidas do professor

"Sofremos um gol de bola parada"
Na última copa, metade dos gols foram assim.

"A expulsão foi determinante"
Expulsões no último Brasileiro: 0,53 por jogo.

"O árbitro errou"
Truco.

"Fora de casa é um bom resultado"
Não, hum ponto é a média fora, e portanto um resultado apenas regular. Perder seria ruim; ganhar, bom. De nada.


o último bobo do futebol

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Desejos de Capello


Capello deseja sucesso a Ronaldo e Beckham.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Any Excuse Will Do

Há trinta dias, em forma. Mas agora precisam de quarenta pra ficar meia-boca? Isso não existe.

Jogador de futebol engorda dezoito quilos em um mês de folga, depois vem reclamar de pré-temporada curta... Nem que fosse uma temporada inteira pra recuperar!

Sem falar que, não demora semana, já erguem as mãos pro céu implorando o fim dos treinamentos físicos. "Arrego, arrego". E se demorar mais, começa a cair nego contundido pra tudo que é lado.

Falta de pré-temporada, poucas férias? Pelo contrário: na verdade, cada vez me convenço mais de que, se não tirassem de férias, os jogadores estariam muito melhor. Messi e Eto'o, por exemplo, tiveram férias e pré-temporada prolongadas. Resultado: 1x0, gol do Gabiru.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Anunciação

Olelê - Olalá - Mac Naughty vem aí - O bicho vai pegar

No passado cometas predisseram enormes tragédias, como tratados em latim e mortes da estirpe de um César, de um Atahualpa. Mas aí vieram Newton, Kepler, Tycho Brahe, começaram a falar besteira, e o povo da época gravou...

Pois bem: quem pensa que o metrô de São Paulo é um acaso do destino se engana: foi só o começo. Sites denunciam a compra da "reeleição" pelo presidente da FERJ. A FIFA em breve se pronuncia sobre Romário. Federer perdendo em quadra rápida. A sub-olímpica, sem dúvida que vai rodar.

Amigo, eu evitaria sair de casa sem necessidade. E relampejando, não se esqueça de cobrir os espelhos. Porque se desgraça pouca é bobagem, pode saber que vem mais por aí.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

O Buraco é Mais Embaixo

Grandes Momentos do Nobre Esporte:

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Espírito Olímpico

O Barão de Coubertin se debulharia em lágrimas ao ver nossa seleção sub-olímpica. Se alguém espera que eles vençam, pode esquecer: estão ali é pra participar.

Ok, há três que até se salvam -- embora não vão escapar de uma diarréia braba. O Pato, que não tem explosão. O Lucas, que não faz idéia do que seja um passe vertical, que dirá rápido. E o Leandro Lima, a quem faltam inteligência e domínio de bola pra estar na meia -- mas daria um bom ponteiro.

Mas chega de futuro do presente. Mais espírito olímpico na extensão:

terça-feira, janeiro 09, 2007

Copa SP de Futebol Jr.

Falam de renovação, de esperanças, mas são quase 100 times, mais de 2000 jogadores, e ainda não se achou um só filho de Deus que evitasse o termo "professor" numa entrevista de beira de gramado. Professor isso, professor aquilo. Se ainda chamasse de tio, a idade perdoava, mas isso não...

Copa de juniores, pra mim, só quando for obrigatório o time inteiro se chamar Júnior. Ao menos encerraria a carreira de certos locutores língua presa por aí. Fiquem com nossa seleção de juniors:

Café Filho; Júnior César, Júnior Negão, Júnior Baiano e Júnior; Juninho, Júnior Capacete e Juninho Paulista; Júnior Amorim, Juninho Petrolina e Fábio Júnior. Professor: não tem. Comentarista: Walter Casagrande. De fora: Roque Júnior.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Rapidinha

sábado, janeiro 06, 2007

Folia de Reis


A equipe do fantasma entoa Quem sou eu, Maradona? - janeiro de 29

quarta-feira, janeiro 03, 2007

A Sabedoria de Ney Franco

"O craque do Flamengo este ano será o planejamento." (dezembro de 2006)

"O Flamengo entra na Libertadores como favorito. Temos um time tão bom quanto o River Plate, o Boca Juniors, o Internacional ou o São Paulo." (janeiro de 2007)

"Meu último teste de QI deu 200. Quer dizer, foi 20, mas eu estava usando só 10% do cérebro." (brevemente, nas melhores bancas do ramo)

segunda-feira, janeiro 01, 2007

2007, o Ano do Fraldão

Quem me conhece sabe que sou tão analfabeto, que precisando passar um cheque de 60, faço dois de 30 pra não passar vergonha.

E assim provo que pelo menos com números sou bom. Telefone, por exemplo, consigo decorar a primeira metade dos algarismos sem nem pestanejar.

Mas a gente mal tem tempo de esvaziar o champagne, e já nos empurram goela abaixo que este é o ano disso, o ano daquilo. Só de animais, foram uns 20; suficiente para uma assembléia do estado, suficiente para um campeonato nacional. Também é ano de profissionais diversos, e de pelos menos 256 cores. Não dá, é demais pra minha cabeça.

Aí eu lembrei daquele livrinho sobre tênis, o Infinite Jest, em que cada ano é patrocinado por alguma marca de sucesso, e vi que a coisa fazia mais sentido que a realidade -- conclusão, aliás, nada surpreendente. E como a maior parte da ação por lá transcorre no Ano da Fralda Geriátrica Depend, decidi que este é o ano do Fraldão.

E será mesmo. No futebol é óbvio: viveremos de aspirantes imberbes e de vovôs-garotos, que na tenra idade de 41 anos ainda consigam se arrastar em campo para alcançar artilharias... Afora a seleção sub-olímpica, que estará em voga; ou a prometida Renovação da Copa América.

O Pan-não-Americano, nossa maior competição, segue pelo mesmo caminho. Velhos de guerra como o japonês do ping-pong de mesa, novas caras pensando em Pequim... Talvez seja a natureza do esporte: quem é, é; quem não é, não é. A bola fez que iu, o craque acabou fondo. Se você é bom desde o começo, será bom o bastante no final. E se não for, não espere aprender muito mais pelo caminho.

E a primeira última da temporada: parece que os jogadores do Fluminense assistirão a jogos do passado. Pois eu acho que a torcida devia fazer o mesmo. Rápido. E não é só a do Fluminense, não. Ah, que até nossa tristeza era mais bela! Limonada de maçã suncês.