O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

domingo, julho 13, 2014

País do Futuro

Scolari mencionou que cerca de 14 destes jogadores estarão na próxima Copa. Considerando-se a média de idade do seleção, e que jogadores como Robinho (30), Kaká (32) e, vá lá, Ronaldinho Gaúcho (34) não foram chamados nem pra lista de reserva, vejo aí uma contradição. Vejamos como estarão na próxima Copa os 23 de felipão:

Goleiros: Júlio César (38), Jefferson (35), Victor (35).
Dirão que a idade é razoável para goleiros; gostaria de lembrar que, aos 34, Júlio César, mais importante e experiente que os mencionados, fez um papel comuníssimo, salvo apenas por alguns pênaltis.

Laterais: Daniel Alves (34), Maicon (36), Marcelo (30) e Maxwell (36).
O primeiro a ser salvo: Marcelo, que foi importante ao fazer gol contra na estréia e ajudar o Chile em momentos difíceis.

Zagueiros: Thiago Silva (33), David Luiz (31), Dante (34) e Henrique (31).
Devem ser convocados os dois badalados zagueiros, que tanto falharam durante a Copa, então em fase de declínio.

Volantes: Luiz Gustavo (30), Paulinho (29), Ramires (31), Fernandinho (33).
Triste só de pensar, embora seja possível ter fé na recuperação de Paulinho. O restante é indiferente.

Meias: Oscar (26), William (29) e Hernanes (33)
Oscar salva-se, de resto... que fez William perto de um Anderson, por exemplo, que tem hoje 26 e já jogou de atacante, volante, meia, uma das grandes promessas. E no entanto...

Atacantes: Hulk (31), Neymar (26), Fred (34), Bernard (25) e Jô (31).
O que é novo não presta, o velho é velho, e sobrevive Neymar.

Com essa breve inspeção, constata-se que teremos uns sete sobreviventes, talvez um ou dois mais se não houver material humano algum para substituí-los, caso em que é bom já ir se preparando para o resultado. (com alguma sorte, menos pífio que os das últimas três competições)

PS: não mencionei a lista de reservas, pois o único que terá menos de 30 anos é o atacante Lucas, PSG, antigo São Paulo, desde antanho coadjuvante até de Alexandre Pato.