O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sexta-feira, janeiro 19, 2007

A burocracia matou de véio

Que eu saiba, o contrato de trabalho é soberano. Mais: é cousa das duas partes. Quem é a FIFA pra dizer se A ou B podem ou não ter um contrato, ou para estipular janelas? pra impedir de ir à justiça? Dá-se bola demais pra FIFA.

Exemplo: a última Copa. Fizeram o diabo. E quando Beckenbauer chiou, que disse o dirigente? "A Copa não é da Alemanha, a Copa é da Fifa - na Alemanha." Mas que eu saiba, a Copa não é da Fifa, é de futebol. Ou era o que supúnhamos, até a bola rolar, e ver-se o que não se viu.

Na prática, todos sabem, a Princesa Criança só mantém o poder eternamente porque não o usa sob nenhuma circunstância. E quanto mais se abusa, tanto mais rápido o declínio. É a tal da dialética, essa coisa tão complexa.

Para explicar o caso Romário, porém, nenhum dos parágrafos acima é necessário. Basta dizer que a decisão é idiota, coisa de gente chata - pra dizer o mínimo. Não se faz isso com um ser humano. Mas tudo bem: a solução é viajar para Miami e forrar os bolsos com o dinheiro que estão injetando no esporte por lá -- vide Beckham. Vovô-Garoto esperto, 41 anos de praia.