Cópia imperfeita dos jogos olímpicos, o Pan nasceu durante a segunda guerra mundial. Sua primeira edição não foi realizada porque, faltando alguns meses pra começar, o pessoal finalmente se deu conta do caflito. Não foi uma grande perda.
Se eu não me engano, a cerimônia de abertura envolve aldeões com tochas, bumba-meu-boi e algum sacrifício humano - geralmente da inteligência. Mas posso estar errado, só saberemos amanhã.
Hoje, no dia -1, teremos futebol. E como brasileiro não entende nada de esporte, nós vamos explicá-los conforme forem acontecendo -- se houver paciência. Futebol, pra quem não sabe, é um esporte (isto é, com bola) criado na China, na Itália, no Brasil, na Inglaterra, na Associação de Moços, em tudo que é lugar. Na mãe-Rússia, por exemplo, dizem que foi o grande Stálin quem o descobriu, mas as fotos são controversas.
De qualquer modo, praticado até meados da década de 90, o futebol foi derrubado por Dunga, Lazaroni et Panela, sendo substituído progressivamente pelo vôlei de praia e a música de câmara. Mas ainda é popular entre lésbicas e menores de 17 - razão por que em alguns estados americanos dá cadeia.