O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

quinta-feira, maio 25, 2006

Evolução

(i) Afora os empresários, quem mais evoluiu no futebol foi o goleiro*. Jogar isolado, contar com técnico individual, treinar jogadas específicas, tudo isso ajuda. Lev Yashin não foi o maior: listar suas falhas, nos poucos vídeos de que dispomos, seria maçante. Contavam com os reflexos, e nada mais -- geralmente nem luvas. Nos pênaltis, o desempenho era patético. Embora o uniforme dos adversários fosse mais.

(*) exceto Green, que no 2o. minuto em campo já quase frangou, cedendo um escanteio, e 2 minutos depois caiu de maduro cobrando tiro de meta -- numa paulada só, gol adversário e o fim de sua ida à Copa

(ii) Ronaldo atingirá o auge em 2006. De seu peso. Está um boi; mas pelas minhas contas ele faz um gol a mais por cada quilo nas copas. "O peso ideal do Ronaldo aumentou entre 10% e 15%", disse Parreira. Será uma surpresa se não bater o recorde de Just Fontaine.

(iii) "O mal de muito treinador é querer inventar para depois dizer que foi ele quem ganhou o jogo (...) A maioria dos que andam por aí não manja nada e vive enganando os outros (...) O Fluminense vem jogando todo errado. E como também treina errado, jamais vai conseguir acertar. Nunca reclamei nada do Parreira, por considerá-lo um grande sujeito e um excelente preparador físico, mas ele ainda não estava em condições de comandar uma equipe. Precisava de mais experiência, antes de passar a técnico." (Gérson, 1974)

(iv) "A Áustria não é o Brasil." (Roberto Carlos, que assim como os demais jogadores no spa em Weggis, não parou pra ver o jogo de ontem da Croácia)

(v) "Correr atrás da bola tem uma porção de gente que sabe fazer. O mais difícil é fazer a bola correr. (...) Quando me perguntam se eu, que jogo trocando passes, teria vaga no futebol moderno, respondo que jogaria em qualquer seleção do mundo -- desde que houvesse um jogador que completasse minhas jogadas, é claro (...) vou fazer com que algum companheiro chegue na jogada primeiro que qualquer adversário. Esse negócio de que não existe mais espaço vazio para lançamentos é conversa fiada. O que falta é gente com condições para descobrir esses espaços e fazer os lançamentos." (Gérson, 1974)