O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Mil Meu Com Mil Teu

E daí que dos 944 gols de Romário, hum milhão sejam de pênalti roubado, e outros quinhentos contra o time sem-camisa? Toda contabilidade dá margem pra fraude, ou o mundo seria redutível a um T, e a de gols não pode ser exceção.

No passado, Pelé contou gols pela Guarda-Costeira, pelo Sindicato de Atletas, contra bambalas da África, e até do Coutinho deve ter roubado alguns. Por que o Romário não pode? Se o Fenomenaldo, no auge, já anotava em sua caderneta uns gols de pré-temporada contra o Bormiese, num 17 a 0... Ah, calem a boca e deixem o time de bombeiros ajudar o baixinho, seus molóides.

E digo mais: antes isso que os critérios adotados por entidades seriíssimas como a IFFHS. Lá, por exemplo, os gols de Romário pelo campeonato carioca contam, mas só até 2002. Depois disso, o campeonato brasileiro passou a ser de pontos corridos, então para fins estatísticos os do carioca não valem. Ahein? Não é à toa que na hora de avaliar Pelé, consideram estatisticamente relevantes somente 541.

Critério de coupe é rola, não declamava o poeta, e por isso aceitaremos as contas de Romário -- até porque ele nunca foi garçon. Além do quê, só assim ele se aposenta de uma vez, que ninguém aguenta mais essa mala.