O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sábado, agosto 21, 2004

Remo: Cousa Vã e Perigosa

Remo, esporte que um dia já foi tão importante para o país quanto as canchas no jóquei... é impossível se importar muito com o futebol carioca quando se percebe que, há menos de oitenta anos, ninguém lhe dava a menor bola. (ri-se do trocadilho horrível) Mas vamos ao remo.

Matthew Pinsent, ex-companheiro de Steve Redgrave, conseguiu sua quarta medalha de ouro consecutiva em Olimpíadas ainda há pouco. Redgrave é o recordista, com cinco seguidas*, e declarou à imprensa, para desespero do confrade, que este tem potencial para ganhar seis. Parece que se esqueceu da pressão que sofrera em 1996, quando foi o único medalhista de ouro da Grã-Bretanha. Chorava toda noite, feito um bebezão. Mas resolveu impor o mesmo destino ao companheiro. Ou sabia que era uma cobrança inevitável? Assim é o homem, criatura vã e burra, e sempre disposta a encontrar a maneira mais eficiente de sacanear um libanês.

(*)apenas Pál Kovács, Aladár Gerevich, Reiner Klimke e Birgit Fischer também conseguiram medalhas de ouro em cinco olimpíadas consecutivas. A última, aliás, não exatamente, pois começou a ganhar em 1980 e teve de fazer uma pausa em 84, devido ao boicote -- defendia a Alemanha Oriental. Mas ganhou em todas as demais, totalizando 7 ouros, e estará em Atenas no K2 e K4 500m, tentando o feito inédito.