O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

quarta-feira, agosto 18, 2004

Los Três Amigos

Nada de interessante no halterofilismo, esporte com maior porcentagem de naturalizados dos Jogos -- não vi as estatísticas, mas tenho forte suspeitas.

No time trial da estrada do ciclismo, esporte com maior índice de dopagem, bicampeonato da holandesa pedaladora, van Moorsel. No masculino, consagração de Tyler Hamilton, após o fiasco no último tour de France. Ekimov, que tentava o bicampeonato, ficou com a prata. Mas o ponto alto, a meu ver, foi Ullrich uma vez mais demonstrar sua decadência, ficando em sétimo. Espero que Klöden assuma as rédeas da Team Mobile no próximo Tour de France. Peço por favor.

No atletismo, um evento inédito. Não o lançamento de peso no antigo estádio, isso existe há mais de dois mil anos. Mas, pela primeira vez, todos os atletas usaram a mesma desculpa esfarrapada. Não houve viv'alma que se afastasse um centímetro do "fiquei muito emocionado(a)". Ah, dá um tempo. Emocionado, só o contribuinte americano, que viu seu atleta passar mais ridículo que o nadador de cachorrinho Em seu primeiro lançamento, esqueceu-se de lançar: o peso moveu-se, tangente à trajetória, unicamente pela rotação do corpo; não deu um metro. Depois tropeçou, catou coquinho, melhor esquecer.

Mas o título lá em cima fala de três amigos. Pois é: o destaque da natação têm sido as disputas entre Ian Thorpe, Pieter van den Hoogenband e Michael Phelps*. Disputa, que disputa? Haverá é churrasco após a brincadeira. Todos têm medalhado, ganho as provas em que são favoritos, tudo é alegria. Anteontem, Thorpie vencia os 200m livres; hoje foi a vez do holandês vencer os 100. Phelps já tem 3 de ouro e 2 de bronze; amanhã à tarde, vencerá os 200m medley (Thiago Pereira, a grande esperança, deve ficar pra tio), e depois tem mais.

(*) além da queda de Popov e Inge de Bruxin, mas não custa aguardar

Desnecessário dizer que não sejam poucos os atletas em melhor situação que o Brasil no quadro de classificação -- extremamente humilhante. Os três juntos, aliás, têm mais ouro do que toda nossa história. Nem preciso fazer as contas pra saber que estou certo. Mas, sobre história, faço um post especial acima.