O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sexta-feira, agosto 20, 2004

A Novidade é o Atletismo

A natação encerra-se hoje, os Estados Unidos detêm mais de o dobro de medalhas áureas que qualquer outra nação, livre ou comunista. E um dos eventos finais é o tradicional 4x100m medley masculino, que os Euá jamais perderam.

A novidade é que Phelps, que ontem venceu os 100m borboleta na batida, em prova de recuperação, não participará. Nadou nas classificatórias, mas não irá pra final, a despeito de isso o tornar o nadador com maior número de medalhas em uma só olimpíada -- sendo seis de ouro. Cabe a eterna pergunta: por quê? por quê?

Digo que algum energúmeno sussurrou-lhe que isso seria visto como um gesto de grandeza. Não acho. Grandeza, desportivamente, é ganhar. E quem acha o contrário deve ser doente do pé. Se o outro é pior, e quer participar, lamento por sua derrota eterna, mas não terei piedade. Ninguém morrerá porque não ganhou uma medalha de ouro*, mas algum fraco o aconselhou a distribuir esmolas e migalhas.

(*) o contrário é verdadeiro, vide Florence Griffith Joyner

Ah, sim, e Gary Hall Jr., um dos maiores malas do esporte, conseguiu o bicampeonato nos 50m livres. Sua longevidade é devida ao diabetes, doença que lhe assegura acesso a remedinhos fabulosos, permitindo que seu desempenho melhore em relação ao passado -- de insulina pra cima, uma belezinha.

E por falar em medicamentos, no halterofilismo, que aos poucos se aproxima do fim, embora os escândalos prometam seguir por alguns meses ainda, a notícia do dia foi o doping do grego Sampanis, de quem debochamos outro dia. Se tiver um filho, não se chamará Leonardo.

Ciclismo, começaram as provas no velódromo. Não tenho idéia de quem bolou as dimensões de um velódromo, mas a coisa pegou, e nunca mais sai dali. Se tivesse outro formato, talvez outro fosse o campeão, mas paciência. "Ih, meo, se liga, aquilo lá é pura física". Sei, sei, então por que há velódoromso de 250m e os de 333.33m? Ah...

De qualquer modo, ontem houve o km contra o relógio, e vários foram os perdedores. O alemão, prata em Sydney, que quebrara o recorde olímpico, assistiu desolado ao francês recordista mundial, penúltimo a tentar, quebrar seu recorde. E este viu um britânico, o último a entrar, quebrar seu recém-estabelecido recorde. Uma putaria.

E realmente começou o atletismo, com brasileiro já passando vergonha -- salvo Jadel Gregório, que de modo algum ganhará a prova* --, e uma medalha mais que anunciada para Kenenisa Bekele nos 10 mil metros, sucesso de Gebrselassie, que ficou com a prata e passará a correr maratonas e provas de 20km -- corrida. 20km de marcha, tivemos ontem, evento totalmente idiota, e que precedeu as paradas gays em todo mundo. Por mim, eu botaria todos os marxistas andando prum lado e pro outro na ponte de Takoma, até ela ruir novamente. Mas pensar que eles têm de treinar aquela bobagem em público diariamente, durante horas e horas, já alivia um pouco o espírito.

(*) disse que saltou errado nas classificatórias e "mudará a estratégia". estratégia? deve considerar palavra bonita. estratégia? pfui.

E, huh, o quadro de medalhas:
17.12.11 (40) - EUA
15.11.10 (36) - China
12.04.03 (19) - Japão
08.05.08 (21) - Austrália
05.11.12 (28) - Rússia
(...)
00.00.02 (02) - Brasil (40o.)