O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, maio 25, 2004

O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA NO ESPÍRITO DA MÚSICA & A MORTE DA LUZ

Não falarei do Corinthians por ser deselegante chutar cachorro morto, falemos da Placar, que lançará novamente um CD com atualizações dos hinos dos clubes.

Não serei jacu, dizendo que hinos tenham necessariamente de carregar consigo ares de tradição e blablablá, até porque a maior parte não é oficial... Quase todos os hinos têm, realmente, um ritmo anacrônico; o problema é que techno e rap também o são, e com a desvantagem de causarem mal-estar físico. Por que, em vez de atualizar, não tentar conferir um caráter mais atemporal?

Da última vez, só gostei da nova versão do hino do SPFC, mas não escutei os outros com atenção -- o do SPFC foi simples: apressaram o ritmo, tiraram a voz de além-túmulo, puseram um ô-ô idiota pra galera cantar, e pegou. Lembro-me, porém, de algumas das versões serem pavorosas; e dá pra atualizar o hino do Flamengo? Executá-lo sem gente apitando? É difícil...

Mas alguns hinos são tão ruins, como o do Cruzeiro, que qualquer coisa fica melhor. Pra ficar boa, todavia, compondo outro. Não era sobre nada disso, porém, que falaria, e sim a respeito de algo muito mais grave, talvez até inconstitucional...

Num sinal de profundo desrespeito, Gilberto Gil cantará o hino nacional antes de Brasil vs. Argentina. Milton Nascimento o ajudará a executar a tarefa. Resta-nos apenas o consolo de o ministro da cultura não ser o Gerald Thomas, não quero nem imaginar como os jogadores reagiriam às vaias.

Hmmm... e se em Mônaco o Brasil mais uma vez mostrou ser uma potência imergente, Kuerten pretende confirmá-lo em Paris 2012 no transcorrer da semana. Confiante em sua decrepitude, "Guga" já admitiu que será coadjuvante este ano. Seria bom que abrisse o olho, que só os 48 primeiros do ranking brincarão de Atenas, e tem bons 30 pontos por defender em seu torneio preferido.