O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sexta-feira, abril 30, 2004

QUANDO FALAM RICARDO GOMES, QUE ANIMAL LHE VEM À CABEÇA ?

Depois de enterrar a seleção olímpica, deixando Kaká e a vaga escaparem, e fazendo uma série de substituições ridículas, Ricardo Gomes veio para o Fluminense -- mais ou menos à mesma época em que Danrlei e Odvam, duas unanimidades, eram integrados...

Estreou muito bem, desfigurando o time e sendo goleado pelo Vasco da Gama. Na segunda partida, já mostrou sua face: falou mal de jogador em campo, e deu a entender que o importante é se adaptarem ao esquema pré-fabricado, e não que fizesse seu trabalho, criando algo que funcione com o elenco que possui.

Mais legal foi vê-lo dispensar Romário do jogo contra o Olaria. Suou pra ganhar, com um gol ao final, enquanto Romário fazia na praia os cinco gols de seu time na vitória sobre o de Edinho, Júnior e Renato Gaúcho -- provando, destarte, que não estava tão velho e fora de forma quanto se supunha.

Muitas frustrações mais tarde, e lá está o chefe da zaga de 90, aquele expulso contra a Argentina, fazendo-se de vítima da arbitragem, prometendo coisas e não cumprindo, e querendo se passar por santo no caso Edmundo. O animal precisa de carinho, ritmo de jogo, e um lugar em campo, que Ricardo não faz idéia de qual seja, porque não sabe armar time algum.

Mais triste ainda é a polêmica Ronaldo ou Luís Fabiano. A resposta correta é "ambos". Desde quando a seleção só tem um atacante? Não sei quem inventou isso, e temos dois excelentes aí -- Ronaldo, mais técnico e menos cabeceador, mais atrás, LF mais à frente. Óbvio, mas nããão...

Ainda sobre Ronaldo, é interessante notar como foi um dia visto como "o craque do século XXI": exemplo de forma física, pleno de explosões, não notavam o quanto era brilhante, técnico, que caberia facilmente em qualquer meio-de-campo do mundo. Veio a tragédia, e, conseguindo a artilharia da copa com oito gols, mudou o rumo da história, que uma vez mais pendia ao preparo físico, em vez do técnico.

Disse que terminará a carreira no Flamengo, não diz com que idade, apenas que estará com 150 quilos. E continuará muito melhor que os que lá estão. É provável que beije a camisa na cerimônia de iniciação, e muitos estarão prontos para vilipendiá-lo. Oscular camisa é ritual, deve ser cumprido, e o resto é conversa fiada.