O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

quinta-feira, maio 20, 2004

Ei moço, podemos jogar por aí?

Diz a lenda...

O ano era 490 a.C., os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona e coube a Pheidippides a tarefa de levar a boa notícia até a cidade de Atenas.

Ele correu aproximadamente 35 km da planície da Maratona até Atenas e ao chegar só teve fôlego de anunciar "vencemos" e caiu morto!

Na verdade não existe prova desta lenda, mas a história era boa e inspirou a competição que foi realizada pela primeira vez na Olimpíada de 1896 em Atenas.

Mas a história real é...

Na verdade Pheidippides foi encarregado de uma tarefa mais árdua e importante. Quando os Persas estavam chegando na Grécia para destruir Atenas, coube a Pheidippides ir até Esparta, a 240 km de distância, pedir reforços. Correndo!
Como caminho era irregular para os cavalos (não tinha éguinha pocotó na época), somente um mensageiro corredor poderia cobrir a distância em tempo.

E então Pheidippides correu em dois dias os 240 km por terreno irregular, só para chegar em Esparta e receber um não como resposta. Os espartanos estavam comemorando o festival de Artemis e se recusaram a ajudar. E lá veio Pheidippides de volta a Atenas com a má notícia, correndo.

Moral da história:

Ainda bem que inventaram o celular. Assim, posso evitar a fadiga.

Dicas de Pai Hosken para ganhar ouro nas olimpíadas e umas mulherzinhas....
“Menino do recado é a p.....”
Pai Hosken é ouro no decatlon do Atari.