O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, maio 30, 2006

Milionário e José Rico

Enquanto Adriano e Edmilson trocam amassos para ver quem será o titular, falemos sobre "o verdadeiro futebol brasileiro" -- isto é: aquele transfigurado pelo tempo.

Quando Garrincha e Pelé jogaram juntos, nunca perdeu O Escrete. Vero, mas nem só do passado remoto vive a glória de nosso esporte. Há outra dupla imbatível pouco lembrada: Romário e Bebeto. Em 27 jogos da seleção*, os dois estiveram em campo, com 21 vitórias e 6 empates -- 60 gols pró (39 seus), e apenas 14 contra.

(*) 17 em competições oficiais, 9 amistosos, e uma partida não-oficial. Talvez em um ou dois não estivessem em campo ao mesmo tempo, não garanto sem as fichas completas. 27 jogos são bem menos que os 40 de Pelé e Garrincha; mas estes foram 11 apenas em competições oficiais, além de 21 amistosos e 8 partidas não-oficiais.

Leônidas e Domingos da Guia perderam juntos duas vezes na seleção -- para a Argentina. Não conquistaram copa. Nem bem jogavam em dupla. Ainda assim, a dupla hegeliana por excelência. Pois, sim, deve existir algo de complementar na dupla, para que ambos se destaquem. Ronaldo & Adriano destacam-se por formar singular dupla de ataque: dois caboclos assim fortes e com pontaria, Colin Powell nunca viu igual. Vejamos no que dará...


salto alto já toma conta da seleção brasileira