O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

domingo, abril 16, 2006

O Ridículo dos Números

(i) As estatísticas. Em todos os campeonatos brasileiros de pontos corridos (três), o campeão fez dois gols na primeira rodada, mas não venceu a partida. Desde já os parabéns ao Palestra pelo penta. E os demais que vão cantar de sabiá em outro terreiro.

(ii) Deuteronúmeros. No princípio era a forma: o ferrolho, o WM, a pirâmide, o diagonal. Mas o homem viu que isso era mau, e criou os números, ordenando-os segundo a sua vontade: 4-2-4, 4-4-2, 4-3-3... e o povo da época gravou.

Mas hoje isso tudo é passado. O futebol é o mesmo, porém a nomenclatura mudou: os treinadores resolveram evocar mais uma distinção, impor mais um número só pra complicar. E é óbvio que qualquer um que não fale os tais quatro números será visto como um desinformado...

Nada disso me surpreende. Me surpreende é que ainda não tenham aumentado os números pra cinco. Sobretudo com esse hum que é o Rogério Ceni dando bandeira por aí.

(iii) Futebol te dá asas.
Se gol de cabeça valesse meio, o Brasil não perdia nunca, o Ronaldo seria maior que o Pelé... Mas como a Inglaterra não entraria na Copa nem de favor, a medida jamais será aprovada. Inglaterra, o país do headball.