O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

segunda-feira, março 08, 2004

DIA INTERNACIONAL DA MARIA MUTOLA ?
quando a correção política foi pra carrocinha

Ninguém falou da ausência de Neto na lista do Pelé (companheiro pior que Zé Dirceu), que numa prova de desamor paterno também não incluiu Edinho, mas deixa pra lá: hoje é dia da mulher, e o Rei incluiu duas. Verdade que não sabem driblar direito, mas hoje em dia drible virou humilhação e sinal de mau-caratismo.

O Varão de Coubertin, filantropo e humanista*, era contrário à participação das mulheres nos jogos olímpicos**, dizia serem atleticamente muito inferiores ao homem. Tem lá sua lógica, e foi um avanço, se considerarmos que antes as mulheres não podiam sequer ver as competições, mas é até hoje taxado de machista.

(*) ou nobre e acadêmico, segundo as más línguas
(**) passarei o resto do blog dizendo Olimpíadas, mas como não quero parecer ignorante, esclareço saber que tal termo corresponda ao período entre os Jogos

Pior que ver mulher xingando no estádio, com a boca cheia de biscoito Globo, e cuspindo no chão, é assistir às musculentas dos 100m rasos, ou Ednanci Silva no tatame, ou dragões urinando ao levantar peso; não dá. Seria de melhor gosto que as meninas ficassem com os esportes mais técnicos, como ginástica, salto ornamental, cheerleader, equitação, marcha atlética... tiro, vá lá.

É claro que daria muita discussão decidir quais os esportes eminentemente técnicos... de pior alvitre, apenas reiniciar a diatribe sobre o que seja ou não esporte.

A mim, ninguém convence que bambolê e nado sincronizado sejam esporte; é desculpa pra ver mulher de maiô, mas isso eu tenho de respeitar. O que não dá pra entender, por exemplo, é que incluam ping-pong, mas deixem de fora o futebol de botão.

Espero apenas que na Rio 2012 não incluam o futebol de areia, preferindo o cabo-de-guerra, o gol-a-gol, e o arremesso de anões -- talvez do orçamento. Tiro a comentarista de mente tacanha, não.