O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sexta-feira, junho 09, 2006

As Questões da Copa

Toda copa traz consigo respostas e indagações. Algumas maiores, outras menores.

Quem será o campeão, embora emocionante, é questão menor. Porque o escrete é realmente superior. De um modo como nunca vi. Tem alguns craques, e grandes jogadores aos borbotões. Se o time estará organizado, se um imprevisto impedirá a conquista, são problemas menores.

As grandes questões são:
(i) Ronaldinho é o grande gênio que pintam?
(ii) Henry é melhor que Pelé?

Sobre a questão (i), a medida da genialidade de Ronaldinho, muito já se falou. Então me concentro na (ii), que parecerá absurda à primeira vista.

Mas não é. Henry é um jogador muito mais parecido com Pelé do que Ronaldinho ou Maradona. Ambos são artilheiros, atacantes sem serem centroavantes (pontas-de-lança), e completos. Além dos melhores e mais decisivos de seus tempos.

A completude de Pelé, volto ao ponto. Sempre que se fala do Pelé, diz-se que era completo. E isso não significa apenas ser bom, mas muito bom em todos os atributos. Mas é só isso? Dadá cabeceava melhor, Garrincha era mais driblador, Coutinho era mais eficiente na área etc etc. Será que não era o melhor em nada?

Era. Pelé não é só o Rei: foi o rei do ritmo. Ninguém alterava o ritmo, a velocidade e a direção de uma jogada, como Pelé. Foi para a finta o que Garrincha era pro drible. Não era só "completo". Era criativo, e tinha um domínio de bola e da situação como ninguém.

De modo que tornamos a Henry. Excepcional finalizador, passador, cobra faltas e desarma de modo magnífico etc. Será o melhor em alguma coisa? Bem, tão rápido quanto técnico, hoje ninguém tem o domínio de bola e a capacidade de passar pelo adversário, no mano-a-mano, como ele.

É tão criativo como Pelé? Não parece, talvez "mais completo". Passa pelos adversários com a simplicidade de um Garrincha? Sim, embora sem a mesma graça, porém com uma incomparável elegância. Que é Henry? Ainda se fazem craques como antigamente? Isso é o que a Copa responderá.

Se não, que pelo menos responda:
- Vai ter virada em 2x0?
- Ronaldo está envelhecendo bem?
- Tradição ou desnivelamento por baixo?
- A seleção anfitriã finalmente perderá na estréia?
- Lançarão bonecos do Ronaldinho que girem a mão à hang-loose?
- O troféu Me Engana Que Eu Gosto ficará com Renato Maurício Prado ou a Sportv?
- Lula bebe demais?
- E finalmente: Ken está na primeira base?