O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, junho 06, 2006

Os Vendilhões do Templo

Basta pisar em solo estrangeiro, para que o brasileiro sinta-se esmagado por seu subdesenvolvimento, e, como legítimo subdesenvolvido, comece a querer copiar justamente o que houver de pior.

Exemplifico: o futebol é a nossa religião, e o estádio seu templo. Na Suíça, esta potência futebolística européia e mundial, o estádio fica num shopping center (sendo-lhe um mero acessório, como um cinema, um mc donald's ou uma loja da kopenhagen), Logo é mister transformar todos os nossos estádios em shopping centers.

Qual a lógica disso? "Ah, é assim que fazem em país desenvolvido".

Caro, subdesenvolvidos são eles, estão dois mil anos atrasados. Basta ler a bíblia: estádio é pra vender camisa, DVD, cerveja, cachorro-quente, mate, remédio pro coração. Além de vagas em estacionamento a preços extorsivos. Ou seja: apenas o necessário para se melhor assistir ao espetáculo. O resto é profanação.

Diminuir a importância do estádio de futebol é diminuir o futebol. E isso está errado, ele tem de se manter por si mesmo. Mas o pessoal acha legal transformar os templos em supermercados... E depois ainda elogiam na mesa de bar o Barcelona por não vender sua alma / manto sagrado...

Façamos do Maracanã nossa Meca. Quem adora o futebol, tem de peregrinar até o estádio pelo menos uma vez na vida. De preferência, em dia de Fla-Flu.