O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, agosto 02, 2005

O oitavo Problema do Guardador de Rebanhos

Na virada pro século XX, Hilbert enunciou 23 problemas matemáticos que considerava da mais alta relevância. Alguns foram resolvidos, outros jamais serão. Quanto ao oitavo, acabo de elucidá-lo, e é com a maior satisfação que hoje, numa meia-noite de meio de Inverno, apresento a resposta.

Mas como existem algumas formulações diferentes na internet, farei uma tradução literal das palavras do velho matemático, para que não haja dúvidas:

8a. Questão: Handball é esporte?

A resposta é não. Porque é impossível assistir a uma defesa de mãozinhas pra cima, quicando lateralmente, olhar no infinito, e não concluir que se está diante de (a) uma seita religiosa picareta, ou (b) um grupo de reabilitação para autistas.

Como fui ensinado na base da pancada a não desrespeitar nenhuma religião, mesmo as mais ridículas, sempre achei que o handball fosse um grupo de reabilitação, e tamanha era minha crença, que até hoje me espanto que não apareça alguém no meio do jogo fazendo carinho num cavalo.

Mas é claro que estava errado. E isso se prova não apenas pela ausência de equinos durante as partidas, mas pela única manobra de ataque utilizada: a famosa bolinha embaixo da cumbuca -- no jogo, as cumbucas são substituídas por seres humanos. Ora, se fosse um evento para autistas, nunca haveria gol, saberiam sempre onde está a pelota.

Ou seja, só resta a hipótese de que se trate de uma seita religiosa, e de uma muito da picareta. E seu ataque ser um golpe-do-vigário é apenas a última pá de cal.