O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, julho 12, 2005

Le Tour 09-10

A nona etapa teve várias colinas e duas montanhas. Venceu-a o dinamarquês Mickael Rasmussen (não confundir com o explorador solitário), de ponta a ponta, em sua missão de cinco dias de tornar-se o rei da montanha. Alguns o perseguiram. Os mais famosos, Christophe Moreau, eterno vice-rei das montanhas, e Jens Voigt, que chegou a ter um pneu furado, mas ainda assim conseguiu o terceiro lugar -- e uma vantagem boa o bastante sobre o pelotão para obter a camiseta amarela por um dia.

Na décima etapa, hoje, houve duas montanhas de 1a. categoria, uma delas encerrando a prova. Desnecessário dizer qual seria a tática adotada. Brochard liderou alguns ciclistas por vários e vários quilômetros, mas quando se chegou à montanha final, o pau comeu com galhardia, e não houve palitinhos que limpassem o estrago. Armstrong foi pra frente, e aos poucos os outros caíram. Os ataques em provas anteriores parecem ter custado a Vinokourov, primeiro a sair da briga. Pouco depois, seria Ullrich a ficar pra trás. E, bem mais tarde, Ivan Basso.

No fim, subiram a montanha Armstrong, Rasmussen e dois ciclistas da equipe Isle Ballears -- Mancebo e Valverde. Com um ataque nos 500m finais, Armstrong se desvencilhou de Rasmussen e de um dos ciclistas da Isle, mas não de Alejandro Valverde. Talvez porque estivesse cansado demais, já que fizera a maior 3/4 do trabalho na subida do morro, Armstrong não lutou o suficiente pela vitória um rali final, e o moleque / promessa venceu.

Ivan Basso chegou um minuto depois; Ullrich e Klöden, dois. Vinokourov, apenas cinco minutos depois. Com isso, a menos que amanhã aconteça algo diferente, parece que Rasmussen, o talvez já exausto dono da camisa polaca, e Ivan Basso são os únicos que apresentarão resistência ao hexacampão. A T-Mobile acabou vítima da própria qualidade, não atuou como equipe quando deveria, e quando percebeu já era tarde demais.

As provas decisivas, além de amanhã, serão sábado e domingo. Esperar pra ver "quem tem mais garrafa vazia pra vender". Ou com a melhor "substância auxiliar", vai saber...

Camiseta Amarela (tempo):
1o. Armstrong (DSC - USA)
2o. Mickael Rasmussen (RAB - DEN) a 0'38"
3o. Ivan Basso (CSC - ITA) a 02'40"
4o. Christophe Moreau (C.A - FRA) a 02'42"
5o. Alejandro Valverde (IBA - ESP) a 03'16"
6o. Leipheimer (GST - USA) a 03' 58"
7o. Mancebo (IBA - ESP) a 04' 00"
8o. Jan Ullrich (TMB - GER) a 04'02"
9o. Andréas Klöden (TMB - GER) a 04'16"
10o. Landis (PHO - USA) a 04'16"
16o. Vinokourov (TMO - KAZ) a 06'32"

Camiseta Verde (velocistas):
133 - T.Boonen (QST - BEL)
128 - Thor Hushovd (C.A - NOR)
109 - O'Grady (COF - AUS)
96 - McEwen (DVL - AUS)
75 - Förster (GST - GER)

Camiseta Polaca (escaladores):
110 - Mickael Rasmussen (RAB - DEN)
40 - Christophe Moreau (C.A - FRA)
37 - Jens Voigt (CSC - GER)
34 - Cioni (LIQ - ITA)
30 - Alejandro Valverde (IBA - ESP)

Camiseta Branca (jovem):
1o. Alejandro Valverde (IBA - ESP) a 03'16" de Armstrong
2o. Popovych (DSC - UKR) a 03'09" de Valverde
3o. Kashechkin (C.A - KAZ) a 03'16" de Valverde
4o. Karpets (IBA - RUS) a 05'47 de Valverde
5o. Contador (LSW - ESP) a 07'07" de Valverde