O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, agosto 12, 2008

A Cidade Proibida

Não vi nada demais na mentirada da Cerimônia de Abertura -- até porque não assisti à festa. Mas se os atletas se dopam, por que os produtores não podem dar uma turbinadinha no espetáculo também? Falsear a verdade é longa tradição na China, e convenhamos: ia ficar mal parar agora. Falando em quê, estou com preguiça de escrever; vamos a uma citação:

"Se ainda recentemente a palavra merda era substituída nos livros por reticências, isso não se devia a razões morais. Afinal de contas, não se pode considerar que a merda seja imoral! A objeção à merda é de ordem metafísica. Defecar é dar uma prova cotidiana do caráter inaceitável da Criação.

Das duas uma: ou a merda é aceitável (e, nesse caso, não precisamos nos trancar no banheiro), ou Deus nos criou de maneira inadmissível.

Segue-se que o acordo categórico com o ser tem por ideal um mundo no qual a merda é negada e no qual cada um de nós se comporta como se ela não existisse. Esse ideal estético chama-se Kitsch.
(…)
Em essência, o kitsch é a negação absoluta da merda; tanto no sentido literal quanto no sentido figurado: o kitsch exclui de seu campo visual tudo que a existência humana tem de essencialmente inaceitável."
(A.C.Milan Kundera)