O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, junho 24, 2008

O Esporte das Multidões


Pedra leva 50 mil dólares na final norte-americana de Joquempô

"Ele é muito talentoso, é sem dúvida alguma o campeão mais preparado que já tivemos na história do esporte", comemorou Matti Leshem, responsável pela competição americana... mas agora deixemos de besteira e vamos ao futebol...



O mundo vai derrotando o ex-campeão mundial de xadrez por correspondência em partida que marca época, na qual ambas as partes têm acesso a computadores -- para evitar fraudes. Aproveitando a ocasião, vão aqui alguns links gratuitos.

Arena é uma interface gráfica, basta fazer o download do zip, criar a pasta (Arena) em Arquivos de Programa, extrair os arquivos pra lá e clicar em Arena.exe pra iniciar (convém criar um atalho no desktop ou na barra de programas, claro).

Também convém baixar, no mesmo site, um livro de abertura, os códigos das aberturas (extrair diretamente pra Arena) e algumas tablebases (3 e 4 peças já é um começo, instale em Arena/TB).

Você vai precisar de uma engine (os programinhas em si) para analisar seus jogos - ou para jogar contra. Dentre as gratuitas, a melhor é Rybka 2.2n2. Para sanar dúvidas de como instalar (atenção, selecione UCI), basta olhar no site.

O programa é muito bom, aos poucos se vai pegando o jeito. Em Chessgames.com você tem uma base de 400.000 jogos, todos os mais importantes, que podem ser baixados. Em Options/Appearance/Other Settings há a opção de ver a avaliação da posição sempre do ponto de vista das Brancas. Eu acho bom. E não é só isso... com o tempo, você aprende a criar seus próprios livros de abertura, aperfeiçoando seu repertório e blablablá...