O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

segunda-feira, novembro 12, 2007

Torcedor, só matando


típico final de semana corintiano


Hipocrisia, teu nome é torcedor. Discursa contra a violência, e já sai com a chinela na mão pra acertar o árbitro. Mas ok, torcedor de verdade tem de ser hipócrita. Tem de ser cego, volúvel, infantil, incômodo etc, são as paixões. O homem troca de mulher, mas não troca de clube. E algumas linhas abaixo provarei que o São Paulo é o maior campeão brasileiro de sempre, mas vamos por partes.

Em primeiro lugar, estou torcendo pelo Curingão. Eles têm feito uma força danada pra descer, é verdade, mas torço pela permanência. Porque se o corintiano é chato, será ainda mais chato na segunda divisão. E nem quero imaginar quando voltar. Uma outra razão seria que o descenso na verdade é bom para o clube - mas isso é mentira.

A segunda coisa a comentar é Santos vs. Flamengo, este grande clássico brasileiro. Vi uma matéria na TV dizendo que se tratou de equilibrado certame. Bebêro? O Santos não passou de um time acuado, que só fez uns chutinhos tortos em contra-ataques. Ridículo. É um vice-campeão digno.

O 3 a 3 do Vasco. Espinoza, geômetra e treinador. Deveria ser demitido após as declarações de ontem. Mesmo que o time houvesse vencido por goleada - o sujeito não faz sentido. Das frases, a mais inteligente foi esta aqui: "Muitas vezes um ponto é melhor que nem ponto nenhum."

Só matando. E mais eu diria, porém chega a hora de provar à moda de Zagallo a grandeza tricolor. Todos os títulos nacionais. Engulam:

1911 - São Paulo (A.A.Palmeiras, Taça Salutaris)
1918 - São Paulo (C.A.Paulistano, Taça Ioduran)
1920 - São Paulo (C.A.Paulistano, Taça dos Campeões Estaduais)
1930 - Corinthians (Rio - São Paulo)
1931 - Botafogo (Rio - São Paulo)
1933 - Palmeiras (Rio - São Paulo Q.O.)
1937 - Atlético-MG (Taça dos Campeões Estaduais)*
1953 - São Paulo (Taça dos Campeões Estaduais)
1959-66 - Taça Brasil
1967-68 - Taça Brasil/Taça de Prata (Gomes Pedrosa)**
1969-70 - Gomes Pedrosa
1971+ conferir lista da CBF (salvo anos múltiplos de 87)

Total de títulos:
9 - São Paulo
8 - Palmeiras, Santos [1968 dividido]
5 - Flamengo, Corinthians
4 - Vasco da Gama
3 - Internacional, Botafogo [1968 dividido]
2 - Atlético-MG, Fluminense, Bahia, Grêmio, Cruzeiro
1 - Guarani, Coritiba, Atlético-PR

(*) a partir deste ponto, o Rio-São Paulo não pode ser considerado nacional, muito embora ainda serão anos e anos até que Minas vença o torneio nacional de seleções (estaduais) - por outro lado, já em 1936 o Rio Grande do Sul se afigura vice.
(**) se alguém tentar incluir o Maringá em 68, dir-se-á que é um fanfarrão