O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

quarta-feira, abril 04, 2007

O Encontro Marcado

Meus comentários finais sobre o tema.

Dos 720 gols oficiais de Pelé, 2/3 foram em campeonatos paulistas -- 464. Chamo a atenção porque torram o saco do baixinho há meses, que está quarentão (hmnãão!), que gol não sei quê. Bão.

No primeiro Brasileirão formal, de 1971, Pelé se saiu muito bem: 1 gol em 21 partidas. Não vou fingir que tenho uma explicação pra isso, porque ela não existe, é só um dado estatístico -- mas é curioso notar que foi contra o Corinthians, seu maior freguês (cliente)...

No ano seguinte, fez 5 em 16. 1973 foi particularmente glorioso: 19 gols em 30 jogos, uma média tão boa quanto das piores de Romário em Brasileirões. E no ano de 1974, fez 9 em 17 -- mais ou menos a média que sustentaria, mais tarde, na liga que criaram nos Euá e tal.

Não é por isso, óbvio, que alguém perde a majestade. Eu só me pergunto o que Romário teria de ouvir se marcasse apenas 1 gol durante todo um Brasileiro. "Véio, tem de morrer, nunca jogou nada" etc. Também me pergunto quantos gols teria o baixinho se seus jogos fossem na proporção dos do Rei. Ou qual a idade de Pelé para atingir os mil, se enfrentasse competições tipo as de Romário?

Não respondo, porque seria exercício idiota e inútil. Mas deixo as médias dos camaradas:

Pelé - estadual: 1,14 gols/jogo
Pelé - nacional: 0,52 gols/jogo*
Romário - estadual: 0,92 gols/jogo
Romário - nacional: 0,70 gols/jogo

(*) acrescentei os gomes pedrosa, precursores do brasileirão -- não que faça muita diferença; sem eles, a média seria de 0.48