O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

quinta-feira, março 29, 2007

"Vitória vale mais que o gol mil"

Vindo de quem pediu aos jogadores que treinassem bater pênalti errado, a inteligência da assertiva não surpreende. É claro que o milésimo vale muito mais que uma partida qualquer, ou que este campeonato chulé, que até o Ameriquinha já conquistou às dúzias.

Outra afirmativa estranha a meu ver, e sempre repetida, é a história de que o time T seja maior que o jogador J. É como dizer que a Associação de Músicos de Bonn seja mais importante do que Beethoven. Só sendo imbecil pra falar uma coisa dessas. Se mata.

No passado, quando o time tinha um significado claro, como associação de bairro ou representação de uma elite qualquer, já seria idéia difícil de se sustentar. Hoje em dia então, em que viraram simples camisa de beijo... capaz até de Obina ser maior que o Flamengo, sei lá.

"O clube tem uma história". Eu diria que tem duas, para efeitos do imposto de renda. Mas corrupção por corrupção, a do ser humano é bem mais bela, e nós temos 200 mil anos de estrada, não dá pra comparar... Souza, é claro, não pertence à história humana, então sobre ele é possível discutir. "Todo homem e toda mulher é uma estrela". (Simon)