O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sexta-feira, maio 02, 2008

Libertadores em Números

(i) De acordo com a Wikipedia, 5: Simón Bolívar, Dom Pedro, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins.

(ii) Desde 2000:

(ii.i) A introdução da regra do gol fora de casa foi indiferente para a média de gol dos mata-matas. Curiosamente, porém, os mandantes têm feito bem mais gols; e os visitantes, menos. (em ambas as regras, o jogo decisivo costuma ter mais gols -- ou meio gol a mais, vá lá)

(ii.ii) Parece insignificante a vantagem jogar a segunda partida em casa. Dos 56 confrontos a partir das quartas-de-final*, em 30 vezes se classificou quem definia em casa - contra 26 pros visitantes**.

(*) as oitavas são dirigidas, 1o. contra 2o., podendo alterar ainda mais a estatística (talvez viciada pelo time de melhor campanha na 1a. fase definir em casa)
(**) na Europa a vantagem foi um pouco mais significante: 22x16 (apenas semifinais, de 2000 a 2003 -- havia então duas fases de grupos, sendo as quartas dirigidas...)

(ii.iii) Caseira. Embora um pouco menos que a Champions League no mesmo período. Nos playoffs, cerca 55% das vitórias foram do time mandante, com 25% de empates e 20% pro visitante. Nos últimos brasileirões, de 20 clubes, a média tem sido de 50-25-25.

(iii) O Uruguai não conquista o título desde 1988. Aliás, nunca mais chegou nem à final.

(iv) A Venezuela nunca foi além do sexto lugar, em 83 e 84. Já a Bolívia é melhor até que o nosso basquete: é pentaquinto.

(v) Aqui se contam 13 títulos e 13 vice-campeonatos. Reza a lenda que Zagallo vai morrer.