O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Calcio

A contração e o relaxamento musculares são controlados pela liberação ou depósito de íons de cálcio dentro das fibras musculares. Cientistas da Universidade de Columbia afirmam que a fadiga resulta do vazamento de cálcio nas células musculares, e não do acúmulo de ácido lático, como se acreditou durante décadas

Hoje em O Globo
"Uma das grandes questões ainda não resolvidas na área da fisiologia é: por que os músculos ficam cansados? Cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, garantem ter descoberto não apenas a resposta, mas também criado uma droga que, testada em camundongos, fez com que os animais continuassem correndo mesmo após alcançar o seu limite natural de exaustão. Ainda em fase experimental, o remédio pode beneficiar os pacientes de doenças cardíacas, que apresentam fadiga muscular crônica.

Durante décadas, a fadiga dos músculos foi largamente ignorada ou pouco compreendida. Livros de fisiologia nem tentavam oferecer uma resposta para essa questão. E a popular teoria de que os músculos ficam cansados porque liberam ácido lático foi desacreditada recentemente.

No estudo feito na Universidade de Columbia, publicado na versão online da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os cientistas dizem que o problema está no fluxo de cálcio que ocorre dentro das células musculares.

Esse fluxo controla as contrações dos músculos. Mas quando eles ficam cansados, pequenos canais internos começam a deixar vazar o cálcio, fazendo com que as contrações diminuam. Tal vazamento estimula a liberação de uma enzima que atua nas fibras musculares, contribuindo para a fadiga.

Normalmente, o corpo consegue reparar qualquer dano aos músculos, mas a pesquisa sugere que pacientes com deficiências cardíacas crônicas sofrem vazamentos constantes, que nunca dão aos músculos a chance de se recuperar.

O estudo indica que é esse vazamento, e não a redução de sangue e oxigênio enviados aos músculos pelo coração, que causa a fadiga debilitadora normalmente associada à condição. Essa fadiga pode ser tão severa que os pacientes não conseguem se levantar da cama ou se alimentar."