O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

quarta-feira, novembro 08, 2006

Cem Dias Entre Céu e Mar

"- Grande navio cinza. Aqui embarcação IAT chamando. Responda. Câmbio.

Que surpresa ao ouvir a resposta num inglês bem napolitano:
- Prossiga IAT. Aqui é o Mount Cabrite. Câmbio.

Era um cargueiro de bandeira liberiana e tripulação italiana, que seguia para os Estados Unidos. A comunicação VHF é de curto alcance, e portanto eles imaginavam que deveriam avistar outro barco próximo, um veleiro talvez. Mas não conseguiram...

- Não o avistamos. Você perdeu o mastro? -- perguntou o operador.
- Não tenho mastro! -- respondi.
- Você está com pane na máquinas?
- Não tenho máquinas. Estou remando!

Houve um silêncio no rádio.

- Há outros sobreviventes? -- voltou ele novamente.
- Não! Não! Sou o único tripulante a bordo. Vou para Salvador. Está tudo bem. Por favor, confirme e comunique minha posição ao Concontramar no Rio de Janeiro.

- Morreram todos os outros?
- Não, não. Eu parti sozinho. Da África, de Lüderitz." (Amyr Klink)