O Site Oficial da Copa do Mundo de 2014

sábado, setembro 16, 2006

Fórmula 1 é Esporte?

Em que esporte a melhor equipe vence 90% das vezes? sagra-se campeã em 90% dos campeonatos? Poucos. E a Fórmula 1 é um deles. Tome os últimos 25 anos por exemplo... 22 vezes a equipe campeã foi incontestável; e em apenas 3, o resultado meramente "questionável". Pela minha matemática, 23,5 de 25 dá 94%.

O problema é o campeonato de pilotos. Mas quantas vezes, no futebol por exemplo, o melhor jogador levanta a taça? Um quarto, um terço, metade das vezes? Se tanto. E na Fórmula 1, quantas serão?

Bem, sempre há no máximo dois ou três pilotos no páreo. E via de regra estão nas melhores equipes. O melhor piloto, na melhor equipe, se não tiver algum acidente vence. Se estiver num segundo time (geralmente, no máximo três são top), tem chance, dependendo da diferença -- digamos que seja campeão em 1/3 a 1/4 das ocasiões, por baixo. Bão: 1/3.1 + 2/3.1/4 = 6/12 = 50%. Taí: metade das vezes, o melhor piloto leva. Não há razão pra tanto chororô.

Senna correu 10 anos, e levou quase 4 títulos -- um roubaram*. Foi um justo resultado. Um título a menos, dois a mais, essa é a variação... Quer vencer sempre, espera sair três vezes o preto e joga no vermelho, seu mala.

(*) "Cheating's a traditional part of the Triwizard Tournament and always has been." (Professor Moody, in Harry Potter and the Goblet of Fire)